terça-feira, 2 de julho de 2013

SURDEZ DA CÓCLEA OU DO NERVO AUDITIVO

.



Também conhecida pelos médicos por surdez neurossensorial ou sensorioneural

É a forma mais comum de surdez.
As causas podem ser várias desde problemas menores como diminuição na irrigação sangüínea do ouvido até mais sérias como tumores cerebrais. Estes problemas também ocorrem como parte do processo de nosso envelhecimento. A partir de 55 anos de idade a audição pode começar a diminuir como acontece com a visão em idade menor ainda. Esta diminuição normal da idade varia muito de pessoa para pessoa e está normalmente ligada a herança genética, a condições anormais a que o ouvido foi exposto durante a vida (barulho intenso, infecções etc..) ou a doenças gerais como hipertensão arterial e diabete que podem afetar o ouvido.

Existem muitos mitos e desinformações sobre surdez.
As pessoas geralmente falam que não há nada o que se pode fazer para surdez. Atualmente a grande maioria das pessoas podem ser ajudadas.

Outra desinformação é que acupuntura ou homeopatia pode curar a surdez. Não há nenhuma evidência científica quanto a isso.

Outro mito é que aparelhos de audição não ajudam, porém a grande maioria pode ouvir muito bem com um aparelho bem adaptado e prescrito por médico. Não se deve comprar aparelhos de audição na loja ou por propagandas de rádio e televisão.

Atualmente existem aparelhos extremamente avançados mesmo quando os aparelhos comuns de audição não funcionam bem, como próteses auditivas implantáveis, implantes cocleares, implantes de tronco cerebral e próteses implantáveis no osso. O médico otorrinolaringologista vai poder orientá-lo da melhor maneira.

CAUSAS DA SURDEZ DO NERVO

Existem muitas causas da surdez do nervo.

Duas das mais comuns são:
-Exposição à ruído de alta intensidade ou sons altos.
-Presbiacusia (surdez pela idade)

Outras causas incluem:
-Viroses (rubéola, caxumba)
-meningite
-uso de certos medicamentos ou drogas
-propensão familiar (hereditárias)
-traumas na cabeça
-doenças cárdio-circulatórias
-defeitos congênitos
-alergias
-problemas metabólicos (diabete por exemplo)
-tumores

O diagnóstico precoce é crucial para poder controlar e tratar a maioria das causas da surdez.

SEMPRE HÁ ALGUMA COISA A SE FAZER

Nas pessoas com problemas alérgicos ou metabólicos existe tratamento medicamentoso.

Nos tumores o é tratamento cirúrgico.

Em muitos casos não existe a cura do problema, porém um aparelho auditivo restaura a audição. É como usar óculos para quem não enxerga.

Os aparelho auditivo tiveram grande avanço tecnológico nos últimos anos e hoje são de muita boa qualidade. Só dependem de uma boa escolha.

Os aparelhos auditivos, assim como os óculos, não curam a surdez mas fazem a pessoa ouvir bem o que é um primeiro passo para o restabelecimento de um bem estar individual social, econômico e emocional.

Alguns pacientes podem também se beneficiar com algumas formas de reabilitação que incluem “leitura labial” (habilidade em compreender o que as pessoas falam observando o movimento de seus lábios), aprendendo a se afastar de locais ruidosos cujo barulho atrapalha a compreensão das palavras e ensinando a família a falar mais devagar e com clareza.

Existem também algumas pessoas que optam pela reabilitação das pessoas surdas com linguagem de sinais. Porem nós médicos preferimos sempre reabilitar as pessoas para escutar e se comunicar falando pois com isso ela poderá mais facilmente se adaptar na vida social e profissional dos ouvintes.

Procure sempre um otorrinolaringologista se você ou alguém próximo a você:

-não entender direito o que as pessoas falam
-usar o rádio ou TV muito alto
-pedir para repetir o que as pessoas falam
-um ouvido escutar mais do que o outro
-tiver que fazer esforço para ouvir

Nenhum comentário:

Postar um comentário